Variações do Branco Paraná: Explorando a Singularidade!
top of page
  • geisonmodinger

Variações do Branco Paraná: Explorando a Singularidade!


Chegou o momento crucial de selecionar a pedra que dará vida à sua residência, e lá está, mencionado em seu projeto, o nome 'Branco Paraná'. Mas afinal, o que exatamente é esse material? Será que ele é acessível ou luxuoso? A resposta é: depende! Vamos desvendar esses mistérios juntos.



bancada de uma cozinha com a pia ao fundo
"Branco Paraná utilizado em um dos nossos projetos".


As pedras denominadas "Branco Paraná" são extraídas das jazidas no estado do Paraná e, portanto, recebem tal nome. As jazidas paranaenses nos entregam mármores dolomíticos, que contem na sua composição 50% (ou mais) do mineral dolomita e é este material que torna a pedra mais resistente e com menor absorção de líquidos se comparado a outros tipos de mármores, nos possibilitando colocar estas pedras em áreas como cozinhas, banheiros, revestimentos de paredes, escadas, etc.


Como são pedras naturais, é inegável que nenhuma seja idêntica à outra; cada lâmina é singular, conferindo um toque de exclusividade. Afinal, a própria natureza nos entrega com veios ora dourados, ora azulados, ou até mesmo tons acinzentados. Em outros momentos, podemos encontrar uma pedra de fundo mais límpido, sendo o tom de branco o predominante.


Entretanto, na prática, as coisas são um pouco mais complexas.


Uma vez extraído o bloco, cortado em forma de chapas com fios de diamantes (sim, isso mesmo) e devidamente preparado, as empresas proprietárias dessas jazidas classificação e atribuem um nome a este novo material. Se estiver com veios dourados, talvez seja apelidado de 'Machiaoro'.


Caso apresente veios dourados e azulados, poderia ser designado como 'Nuvolato'. E, se porventura exibir veios de tons rosados, em tons de salmão, então seremos apresentados ao 'Lotus', etc.


Eis o processo de batizar esses “Brancos Paraná”... mas entenda que todos eles derivam da mesma região — muitas vezes, da mesma jazida! Concluída a fase de nomenclatura, vamos para a etapa de avaliar a qualidade do material.


As pedras podem ser classificadas como comerciais, extras, premium, destinadas à exportação, entre outras categorias. Cada classificação avalia critérios específicos, tais como a presença de fissuras, trincas, a beleza intrínseca, manchas e variações.


Uma vez nomeado e qualificado, conseguiremos acesso aos valores de cada lâmina.


Estes valores podem variar de R$300,00 por metro quadrado até o infinito e além!


Nós, da Decor Stone Marmoraria, trabalhamos apenas com pedras devidamente certificadas, restringindo-nos as classificações mais elevadas. Assim, garantimos o material da mais alta qualidade o que nos permite executar nossos serviços com excelência.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page